
VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DA ACEFA?
Fundação e nomeação da ACEFA
​
Em 26 de maio de 1994, em uma quinta -feira, foi fundado o primeiro grupo Espírita de Ivoti - RS. O grupo se reunia em uma das casas dos participantes. Desde aquele dia, o dedicado grupo estudava, trabalhava, aprendia e lançava em solo fértil a semente que cresceria e se transformaria nessa casa que todos aprendemos a amar.
​
O nome da ACEFA foi intuído através de um sonho, onde a Dona Lucinda, primeira presidente, foi levada para um prédio com grandes portas, de em média 5 metros de altura. Eram portas de madeira maciça na cor marrom escuro, com rosas esculpidas. Dentro deste local, Dona Lucinda escutou a voz de um homem perguntando: "Vocês já têm nome para o Grupo Espírita?" Foi quando ela respondeu: "Casa Espiritual Francisco de Assis". Na mesma hora acordou, e não tinha dúvidas sobre como nomearia a Casa Espiritual que estava surgindo.
Símbolo da ACEFA
​
A acefa possui como símbolo o triângulo verde. O mesmo representa a conexão que o espiritismo proporciona entre ciência, filosofia e religião. ​
​

linha do tempo

26/05/1994 - Fundação do Grupo Espírita
27/02/1999 - Fundação da C.E.F.A (Casa Espiritual Francisco de Assis) no prédio onde hoje é a sala de evangelização infantil e salas fé, esperança e caridade.


03/09/2003- Instalação do segundo piso, hoje ocupado pelo brechó
14/03/2004- Fundação da A.C.E.F.A (Associação Casa Espiritual Francisco de Assis)


29/06/2015 - Instalação do novo prédio.
fundadoras

Na esquerda, Lucinda Sartori, fundadora e presidente da ACEFA por mais de 20 anos e na direita, Renati Müller, proprietária e doadora do terreno para construção do prédio sede da ACEFA. Atualmente, ambas seguem frequentando o centro espírita.
gestão 2021 / 2022

Imi - Presidente

Rodrigo - Vice- Presidente
Imi faz parte da história da ACEFA há 23 anos. Sua conexão com a ACEFA está diretamente ligada ao amor: pelas pessoas, pela doutrina e principalmente pela Dona Lucinda (fundadora) pois foi quem lhe acolheu e ensinou.
​
Rodrigo ingressou na ACEFA como consulente. Ao passar do tempo despertou o interesse em estudar, aprimorar o conhecimento sobre a doutrina e colocar em prática através do trabalho.